Sexta de empreendedorismo ( negócio criativo)

Toda sexta vou falar um pouco de empreendedorismo e como fazer de um hobby um negócio promissor. Unindo o que amamos fazer a uma forma de trabalho. Leiam essa matéria super bacana do blog Elo7.





Como criar um trabalho conectado ao que você ama fazer

Confira algumas sacadas que podem ajudar você nessa caminhada:

1. O empreendedor vem antes do empreendimento

Nos trabalhos formais, costumamos fazer o inverso: buscamos um trabalho e depois adequamos nossa rotina a ele: onde vamos morar, como vamos organizar nossa rotina com filhos e etc. Se você optou por criar seu próprio Negócio Criativo, saiba que a maior vantagem é poder planejar sua vida dos sonhos e “encaixar” o empreendimento à ela.

2. Criatividade pode caminhar junto com foco, disciplina e produtividade

Existe um mito que o criativo (artista, escritor, artesão, design etc) não consegue ser organizado e produtivo. Mas existe sim uma criatividade produtiva! Lembre-se que produtividade é priorização. Se você tiver dificuldades nesse processo, sugiro que agende TODAS as tarefas do dia em uma lista com horários e afazeres. Ter foco e fazer uma coisa de cada vez dá mais resultado do que querer abraçar o mundo!

3. Flexibilidade não significa extinção de rotina

Saber diferenciar o horário de trabalho e o de afazeres domésticos, assim como o tempo pro lazer e descanso, quando tudo está no mesmo ambiente, é um desafio e tanto. Mas, imprescindível. Descubra o horário em que você é mais produtivo e dedique-se ao seu Negócio Criativo neste horário. Rotina não é sinônimo de coisa chata e sim de produtividade!

4. Cuidar de si mesmo é fundamental

Existe uma pessoa por trás de um Negócio Criativo e ela deve estar em primeiro lugar. Essa pessoa é você! Boa alimentação, exercício físico, tempo livre e bem-estar também fazem parte do processo de empreender. Se você acredita que ser workaholic (viciado em trabalho) é natural de quem quer ter sucesso e acredita que não ter tempo para mais nada é estar comprometido com o trabalho, está na hora de mudar!

5. Valor e diferencial não se compram no mercado

Descobrir quais são suas melhores habilidades e fazer o que muitas pessoas já fazem, mas de uma forma diferente, com “a sua cara”, é um desafio transformador e que exige muito auto-conhecimento! Fazer o que ama e imprimir em suas criações a sua essência trará identidade, consistência e originalidade ao seu trabalho.

6. A entrega de um produto vai além da entrega de um objeto

Vender produtos fora de série é criar experiências inesquecíveis. Você tem o poder de encantar, cativar e fidelizar seus clientes! Enviar uma cartinha, um mimo (brinde), ser gentil no atendimento e caprichar na embalagem, além de ter uma identidade de marca ajuda a ser lembrado neste mundo onde milhões de coisas incríveis disputam espaço nas telas de computadores, vitrines e feiras.

7. Fazer marketing com criatividade é a chave para encantar clientes

Para divulgar seus produtos, não basta encher suas redes sociais com fotos deles. O cliente (ou futuro cliente) que te segue quer ser surpreendido e cativado com conteúdos úteis, chamativos, que falem a mesma língua do seu público-alvo. Criar uma newsletter semanal para manter um diálogo com seus clientes, assim como ter um Instagram e outras redes sociais com conteúdos diários pode alavancar suas vendas!
Vivemos um momento único de valorização da Economia Criativa, por isso o mais importante é estar sempre antenado às novidades nesse mercado cheio de oportunidades! Espero que essas dicas sobre como criar um trabalho conectado ao que você ama fazer tenha te ajudado!
Texto base: blog.elo7-  blog.elo7.com.br/negocio-criativo/como-criar-um-trabalho-conectado-ao-que-voce-ama-fazer.html
Espero que vocês tenham gostado dssas dicas e até a próxima sexta! xoxoxo